top of page

4 motivos para mudar para uma escova eléctrica!

As escovas eléctricas podem constituir uma mais valia na higiene oral, mas não podem ser encaradas como a solução para todos os nossos problemas dentários.


Existem situações específicas em que as escovas eléctricas apresentam superioridade em comparação com as escovas manuais.

Se anda a ponderar em fazer a troca da escova manual para eléctrica, veja se o seu caso se enquadra em alguma das seguintes situações:



Falta de motivação para a higiene oral


Das situações mais comuns que encontramos no consultório são pacientes com dificuldade em manter hábitos de higiene oral regulares, quer seja em termos de duração ou em número de escovagens diárias.

O uso de uma ferramenta mais sofisticada como uma escova eléctrica pode ser aliciante, motivando-o a lavar os dentes e eventualmente criar e manter novos hábitos de higiene oral.

Adicionalmente, algumas das escovas eléctricas possuem inovações como temporizadores que informam o utilizador de quando lavou os dentes durante o tempo recomendado (2 minutos).


Fig.1 Temporizador interno - escova vibra de 30 em 30 segundos, indicando ao utilizador que deve higienizar outra secção dos dentes.



Fig.2 Temporizador externo - O tempo de escovagem também pode ser monitorizado com aplicativos ligados a escova elétrica ou com temporizadores wireless em que a escova vibra de 30 em 30 segundos.




Falta de destreza manual


Juntamente com a falta de interesse, temos por norma a falta de destreza manual para realizar a escovagem de forma eficaz. Enquanto que a escova manual requer uma determinada técnica para higienizar eficazmente as superfícies, a escova eléctrica é mais simples, requerendo apenas que a cabeça da escova entre em contacto com cada dente (veja a diferença aqui).


Recessões gengivais


Algumas pessoas na tentativa de lavar os dentes de forma mais eficaz, desenvolvem o hábito de escovar com força excessiva. Infelizmente, não é alcançada uma maior remoção da placa dentária como existe o risco de danificar os dentes e gengivas!

A força excessiva resulta no trauma da gengiva e subsequente recessão gengival e também no desgaste na coroa do dente (lesões de abrasão).

Fig 3: Recessão gengival e lesões de abrasão causadas por força excessiva na escovagem. (Imagem fornecida pelo Dr. Marco Maiolino).


Este hábito é difícil de ser abandonado, pois as pessoas não tem a percepção da força aplicada durante a escovagem. Adicionalmente, a recomendação de usar escovas macias deixa o utente com a sensação que os dentes não ficam higienizados devidamente.


É aqui que as escovas eléctricas podem ajuda-lo: algumas escovas possuem um detector de pressão, que avisa o utilizador de quando está a ser aplicada força excessiva durante a escovagem. Esta característica é extremamente útil para reduzir o risco de recessões gengivais e lesões de abrasão bem como diminuir a evolução de recessões gengivais existentes.




Fig 4: Detector de pressão em escova eléctrica: a mudança de cor alerta o utilizador para a aplicação de força excessiva


Gengivite persistente


No caso de gengivite persistente de difícil resolução, em que apesar de todas as tentativas, a situação não parece melhorar, dê uma oportunidade a uma escova eléctrica!


A limpeza "extra" providenciada pela escova eléctrica pode ser o suficiente para reduzir e controlar a inflamação das gengivas (desde que usada com uma técnica correta).


No entanto, convêm relembrar que os problemas de origem gengival podem ter várias causas e ser de difícil resolução. Se tem sangramento gengival constante (juntamente com outros sinais como mobilidade dentária) informe-se junto do seu Médico Dentista para um correto diagnóstico e plano de tratamento!


Utiliza escova elétrica? Deixe nos comentários o motivo pelo qual começou a utilizá-la!


Tem alguma dúvida? Deixe-a na secção de comentários abaixo.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page