top of page

Branqueamento a carvão: Mito ou Realidade

No dia a dia do consultório dentário deparámo-nos com o facto de que toda a gente quer ter os dentes mais brancos. É uma das queixas dentárias estéticas mais comuns em Medicina Dentária. E desde que existe a necessidade de alterar a cor dos dentes, que surgiram várias alternativas caseiras para tentar resolver este problema desde o uso de bicarbonato de sódio até esfregar casca de banana nos dentes.


Para se juntar ao grupo das terapias caseiras surgiu o branqueamento com carvão activado, que promete fazer maravilhas para a cor dos seus dentes. Mas será esta uma alternativa fiável ou não?

Os testemunhos fotográficos existentes publicados pelas marcas deixam a desejar pela falta de qualidade e fidedignidade das fotografias. As fotos do “antes e depois” são realizadas em diferentes condições de luz, dando a ilusão de que os dentes estão mais brancos.

Figura 1: Resultados de branqueamento da marca Zebra Teeth Whitening. A foto do resultado final não é comparável com a foto inicial, tendo em conta que os dentes, gengiva e lábios da foto final estão extremamente claros.

Assim, decidimos testar por nós próprios estes produtos e esclarecer esta dúvida de uma vez por todas (ou tentar pelo menos).

Sendo assim, quais foram os nossos resultados? O branqueamento a carvão apresenta potencial como uma alternativa para o branqueamento dentário?

De modo geral, não. Pelo menos, não produz os resultados que a maior parte das pessoas pode estar à espera.


Figura 2: Resultados do branqueamento após 4 semanas a utilizar a pasta Black is White da Elgydium. Os efeitos do branqueamento são mínimos ou mesmo nulos.

E porque que o carvão não consegue alterar a coloração dos dentes? As manchas dentárias podem ser divididas em manchas internas e manchas externas e cada produto branqueador é concebido de forma a conseguir remover uma das duas. As manchas internas encontram-se nas camadas profundas do dente alterando a sua cor natural enquanto as manchas externas estão depositadas na superfície externa do dente e alteram a percepção da cor do dente.


O “efeito branqueador” do carvão é alcançado através da remoção de manchas externas existentes no dente. Estes produtos possuem partículas abrasivas na sua constituição que ao serem esfregadas contra o dente durante a escovagem ajudam na remoção destas manchas.

No entanto, estas partículas não conseguem penetrar nas camadas mais profundas do dente e não são capazes de remover manchas internas e consequentemente alterar a cor natural do dente. O único produto que consegue remover de forma mais previsível estas manchas internas é o peróxido de hidrogénio que é utilizado em contexto profissional no consultório dentário.


O carvão activado pode no entanto ser útil para remover manchas externas acumuladas na superfície dos dentes como pigmentos do tabaco ou café mas não tivemos oportunidade de comprovar a eficácia dos mesmos nesta situação.


Resumindo, se o seu objectivo é alterar a tonalidade natural dos seus dentes para uma mais clara, produtos com carvão ou qualquer outro produto branqueador não lhe dará resultados previsíveis e satisfatórios.


Que mito querem que avaliemos a seguir? Deixem-nos saber nos comentários.






Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page